08 Setembro 2023

Voando Alto – O Poder Transformador da Voz dos Atletas

Editorial da Newsletter BEOLY de Setembro 2023 – pelo Presidente Luís Alves Monteiro OLY

Como atletas Olímpicos que somos, desempenhamos um papel importante no mundo desportivo e na sociedade. É, por isso, perfeitamente compreensível que desejemos ter uma voz activa na defesa dos nossos interesses.

Nos últimos anos, temos visto exemplos de atletas organizando-se e manifestando-se sobre questões tão importantes como direitos, igualdade de género, salários justos, condições de trabalho e até mesmo mudanças nas regras desportivas. Estes esforços colectivos podem e devem ter impacto tanto no ambiente desportivo quanto na sociedade em geral, mas é também uma educação, um processo para o qual todos temos o dever cívico de contribuir e aspirar enquanto grupo. Uma caminhada, uma aprendizagem para percebermos todos que este propósito não é um caminho individual, é algo que está muito acima das nossas circunstâncias. Semear para os outros e talvez nunca colher em proveito próprio. É, como dizia Nelson Mandela, “Alcançar, colher e devolver…”. Estamos preparados para isso??… A experiência já nos demonstrou que, quando é altura de respondermos às legítimas preocupações de cada um, a soma dessas preocupações não é nem mais nem menos que a aspiração do colectivo, e falhamos por vezes essa convocação…. pensar e reflectir sobre isto é importante, estar presente é importante, saber que há momentos que são inegociáveis enquanto grupo é importante.

Queremos transportar o nosso colectivo para patamares e conjunturas em que devemos ser vistos como actores no panorama desportivo e social, que acrescentam valor, que podem afirmar a diferença nas gerações futuras, para evitar a dura realidade de quem sofreu na pele a falta de apoios devido a problemas conjunturais e estruturais. Num panorama em que a voz dos atletas em conjunto não voa, nunca ou pouco voou… porque sempre foi oportuno dar relevo ao indivíduo e não ao colectivo, nunca estivemos em tão boas condições para nos afirmar pela positiva. Devemos isso a cada um de nós individualmente, ao nosso grupo de Olímpicos….Se queremos mudança, reivindicamos mudança, então sejam de uma vez por todas a mudança que querem ver no mundo!

Send this to a friend