UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

O Programa UAARE afirma-se no apoio estrutural nos arranjos de carreira dupla de alunos-atletas na rede nacional de 23 escolas através de: flexibilidade do regime de frequência; planos pedagógicos individuais de conciliação com articulação prévia das agendas desportiva e escolar; flexibilidade na realização de exames e provas de avaliação; disponibilização de bancos de horas para as diferentes equipas UAARE (Plano de Ação anual UAARE); planos de formação das equipas pedagógicas e apoio e trabalho em rede (plataforma Teams UAARE); ensino e apoio à distância. Os resultados do programa apresentam elevadas taxas de desempenho académico, como comprovam já os dados do ano letivo em curso (2022-2023 – 1.ºperíodo) com uma taxa de 91,35%, com um valor acumulado de 22 500 ausências à escola, com os seguintes resultados desportivos: 441 chamadas a seleções nacionais, 311 pódios europeus, 60 pódios mundiais, 468 pódios nacionais e 651 participações em provas internacionais. São estas condições que proporcionam uma satisfação de alunos-atletas, abandono escolar residual, e distinções internacionais (UNESCO Best Practice in Mobile Learning Thematic Case Study 2018; European Institute of Public Administration, European Public Sector Award Best Practice Certificate 2019; Microsoft Customer Story 2020).

Projecto

O Programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), foi criado em fase piloto pelo despacho n.º 9386-A/2016, de 21 de julho, e posteriormente regulado pela Portaria n.º 275/2019, de 27 de agosto. Resulta de um projeto já existente desde 2009, denominado Unidade de Apoio Psicopedagógico para Atletas de Alto Rendimento e, mais tarde em 2011, Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR), criado na Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, sendo seu autor, mentor e coordenador o Professor Victor Pardal.

O Programa UAARE tem como objetivo integrar os apoios formal e estrutural, tendo em vista o sucesso escolar e desportivo dos alunos-atletas de alto rendimento, de seleções e representações nacionais e de potenciais talentos desportivos, em escolas do ensino básico e secundário da rede pública. Esta legislação foi despachada pelas três secretarias de estado do Ministério da Educação – Secretaria de Estado Adjunta e da Educação, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, revelando uma preocupação e plano de ação comuns.

Contactos

Direcção Geral de Educação – Av. 24 de Julho, n.º 140, 1399-025 Lisboa
Professor Vítor Pardal

Email – victor.pardal@dge.mec.pt

A Ligação Olímpica

A UAARE tem como missão a conciliação do sucesso desportivo e escolar, assegurando através da articulação gestão e compromisso das agendas desportivas e escolares, a formação holística e ecológica dos Alunos-Atletas. Este processo visa criar oportunidade de elevado desempenho desportivo que envolve elevada taxa de ausência à escola, motivado por estágios e competições nacionais.

Para além da conciliação de curto prazo, asseguramos igualmente condições de progressão desportiva e de criação de condições efetivas de preparação do pós-carreira. Os elevados desempenhos escolares dos Alunos-Atletas, permitem todos os anos que cerca de 150 atinjam as IES.

Assim, este programa cria condições efetivas para que o sonho Olímpico seja possível para muitos Atletas, bem como concorre de forma decisiva para que os Atletas sejam também Cidadãos Inteiros e reconhecidamente exemplo de Cidadania.

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