11 Maio 2023

InfOLY – Academia de Judo Filipa Cavalleri

A Academia de Judo Filipa Cavalleri – Associação Desportiva, sem fins lucrativos – integra várias unidades e centros de treino de Judo, e tem como objetivos a promoção e o desenvolvimento da prática de Judo, a criação de uma matriz de bons costumes e ser um referencial de valores humanos e de cidadania. Tem o seu foco principal no desenvolvimento humano e desportivo, nomeadamente a prática do Judo, como contributo para uma cultura própria, que potencia, nos seus praticantes, elevados níveis de confiança e desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas. Integra ainda nos seus objetivos a promoção de uma matriz de bons costumes e práticas bem como ser um referencial de valores humanos nos domínios da Ética, da Cidadania e da Igualdade de Género, o comprometimento com a melhoria contínua da qualidade da formação desportiva e humana, da atitude competitiva seguindo, sempre, os padrões de ética e fair-play.

A Academia de Judo Filipa Cavalleri está filiada na Associação Distrital de Judo de Lisboa bem como na Federação Portuguesa de Judo, conta com cerca de 200 praticantes federados, em diferentes escalões etários e vários estabelecimentos de ensino. Leciona atualmente aulas de Judo aos escalões etários: Benjamins; Infantis; Iniciados; Juvenis, Cadetes e Veteranos.

O projeto da Academia de Judo Filipa Cavalleri está em conformidade com a Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto no que respeita aos princípios da universalidade e da igualdade, e à promoção da atividade física. Temos como umas das nossas máximas a Igualdade de Género no Desporto, e como tal, todo o nosso trabalho é assente, também, nesta premissa.

Consideramos fundamental a aquisição de um compromisso e assunção dos princípios da universalidade, da igualdade e da não discriminação, bem como a promoção e defesa da saúde e segurança dos atletas e sua valorização pessoal e de cidadania.

Temos o sonho de conseguir fazer chegar a nossa modalidade a mais escolas, permitindo a participação de crianças e jovens que neste momento não usufruem de nenhuma oferta desportiva diferenciada e estruturada. A prática desportiva promove, através do convívio, do trabalho em equipa e do cumprimento de regras, uma noção de empatia, responsabilização e de disciplina, ensina a lidar com diferentes emoções, por possibilitar às crianças e jovens vivenciar situações, numa vertente lúdica e de partilha, que as levam a experienciar diversas emoções e aprender a lidar com elas. É um excelente redutor de ansiedade pois ajuda a desacelerar o ritmo das crianças mais agitadas, fazendo com que se sintam mais tranquilas e alinhadas, atuando, também, na prevenção da obesidade, de doenças cardiovasculares, fortalecimento de músculos, ossos e articulações.

O Judo é uma modalidade desportiva olímpica que exige destreza física e estratégica e que põe à prova as qualidades de toque, equilíbrio e sensibilidade. É recomendado pela UNESCO como o desporto de formação com mais benefícios, dado que promove valores como: respeito por si, pelos companheiros e pelo professor, autoconfiança, modéstia, honestidade, autocontrolo, coragem, honra e amizade;

Os conteúdos específicos do Judo no contexto social configuram-se como um meio privilegiado de integração na sociedade. Queremos fazer chegar o Judo ao máximo número estabelecimentos de ensino, pois acreditamos que, com a ajuda dos demais agentes educativos, conseguiremos, contribuir para a formação, integral, das crianças e dos jovens,

no ambiente de exceção que é a escola, integrado num planeamento conjunto, transversal e horizontal.

A Academia de Judo Filipa Cavalleri tem vindo a trabalhar de modo a dar resposta às recomendações do Comité Olímpico Internacional (COI) no que diz respeito às Áreas de Intervenção Prioritária, quando falamos de igualdade entre homens e mulheres no Desporto.

São 5 as áreas, que o COI sinaliza, e que são, portanto, os 5 chavões em que nos baseamos, na planificação e execução do nosso trabalho, enquanto escola de formação – Desporto Seguro; Recursos; Comunicação; Liderança e Participação – para que o leitor compreenda melhor em que consiste cada uma delas, daremos 5 exemplos práticos.

Desporto Seguro – Através da forma como desenvolvemos a nossa atividade na prática, incutindo os princípios e valores corretos, através do exemplo, podemos afirmar que todos os nossos Judocas estão em segurança, trabalhando todo os dias para que cada um deles seja um agente de mudança dentro e fora do tapete.

Recursos – Os recursos financeiros não são divididos por género, tendo ambos as mesmas oportunidades.

Comunicação – Tanto na linguagem utilizada, em cima do tapete e fora dele, como nas publicações internas e externas que fazemos, com palavras e imagens, temos sempre o cuidado de promover a igualdade de género, não discriminando um em detrimento do outro.

Liderança – Temos uma Direção e uma Equipa Técnica, constituídas por mulheres e homens o que nos torna uma referência a nível nacional e internacional.

Participação – Os nossos números não mentem, e temos um rácio mulheres/homens – 69/130 – muito interessante, pois corresponde, neste caso, a uma participação feminina de 35% e masculina de 65%, valores que representam a igualdade de género numa organização.

O nosso modelo de ensino, está assente numa metodologia em que promovemos uma relação positiva entre raparigas e rapazes.

Estamos cientes e trabalhamos, diariamente, em prol da formação integral dos nossos judocas, bem como no apoio às famílias e à sociedade, para que no futuro tenhamos judocas e cidadãos a impactar a sociedade portuguesa a nível desportivo, profissional e social.

Do sonho, nascem as vitórias!

Send this to a friend